Restaurantes
Restaurantes

Segue dicas de Restaurantes:


De Norte a Sul, experimente as delícias dos grandes chefes no cenário da gastronomia.
TAGS: Culinaria BrasileiraCulinaria ContemporâneaCulinaria FrancesaCulinaria ItalianaCulinaria PortuguesaCulinaria TailandesaRestaurantes



ALFREDO DI ROMA– Ondina, Salvador

Cozinha: italiana

Chefe: Mairton Oliveira

Desigual: Com orientação e acompanhamento diretamente da matriz de Roma, a marca da casa é a consagrada L’originalle Fettuccine all Alfredo, desenvolvido com produtos originais e cuidadosamente selecionados.

Premiações: É considerado o melhor restaurante italiano de Salvador.

Experimente: Além da grande variedade de risotos e frutos do mar, destaque para o Batuta di Manzo al Pepe Nero con Ravioli di Gorgonzola e de sobremesa o Clássico Tiramissu.

PS: Se tudo acabar em Pizza, que acabe na Forneria. As opções diretamente do forno possuem formatos que dão personalidade e sabor diferenciado as tradicionais Pizzas. Tente a Bruschetta Tree Sapori ou a última novidade do Panino.

Website: www.alfredodiroma.com.br

 

ANTIQUARIUS – Leblon, Rio de Janeiro / Jardins, São Paulo

Cozinha: Portuguesa

Chefe: Carlos Perico

Desigual: Todas as mais tradicionais receitas portuguesas, bem como novas criações, são atribuições do proprietário. A adega apresenta raridades da Beira e dos festejados vinhedos do Alentejo, safras cobiçadas de Borgonhas e Bordeaux, fartura entre os famosos vinhos do porto e aguardentes como conhaques dos mais exclusivos.

Premiações: Eleito melhor Restaurante Português do Brasil, com unidades em São Paulo e Rio de Janeiro, é também considerado o melhor restaurante da região pelo GLOBO-Zona Sul.

Experimente: Outra atração, para muitos a principal, está reservado para fim da refeição, com o sortimento de doces portugueses, apresentados em bandejas que vão à mesa, muitos deles originários de seculares abadias e conventos.

PS: Surpresas da casa: mais de trezentos itens fora do cardápio, como a carne de porco à alentejana, a chanfana de cabrito e a paleta de cordeiro com feijão branco. Pergunte ao garçom!

Website:www.antiquarius.com.br

 

BISTRÔL’ENTRECÔTE DE MA TANTE– Jardim Europa, São Paulo

Cozinha: Francesa

Chefe: Olivier Anquier

Desigual: Conceito de cardápio único, elaborado a partir de pesquisas de mercado feita pelos investidores. O Entrecôte é um corte de carne tradicional da culinária francesa que dá o nome ao restaurante e leva originalidade à mesa.

Experimente: Sem dúvida o “secreto” molho da tradicional receita do entrecôte precisa ser experimentado.  Para completar, o famoso Royal de Chocolate – mousse tamanho família que é servido direto no seu prato, ou dê a chance para o Symphonie de Tartes, última novidade no cardápio de sobremesas.

PS: Acompanhando a tradição da culinária familiar, são pratos fartos e muito saborosos. Além das famosas sakerinhas, o menu de cocktails está sempre renovando os sabores. Para o verão, a novidade é a refrescante Jarra Saint Tropez (aperol, espumante e tangerina).

Website: www.bistroentrecote.com.br

 

KOH PEE PEE– Moinhos de Vento, Porto Alegre

Cozinha: Tailandesa

Desigual: É definido como uma ilha da autêntica gastronomia Tailandesa no Rio Grande do Sul que utiliza muito dos temperos e ingredientes importados direto da Tailândia. A cozinha aberta, a vista dos clientes, recria a referência aos hábitos tailandeses de preparar e vender alimentos nas ruas de Bangkok.

Premiações: Desde 2002 o restaurante recebe o título de “Melhor Restaurante Tailandês do Brasil”, além de Melhor Tailandês de Porto Alegre e Melhor Oriental. Possui o certificado de excelência "The Pride of Thailand", do renomado National Food Institute, que reconhece a autenticidade da culinária Tailandesa.

Experimente: Com um dos temperos mais tradicionais, mas com um toque especial, destaque para o Frango ao Molho de pasta de Curry amarelo com Leite de côco.

PS: No próprio restaurante você pode comprar o Molho Agridoce com Pimenta Koh Pee Pee, elaborado com ingredientes frescos e produzido artesanalmente a partir de receita original da Tailândia, e também a receita exclusiva da Geléia de Pimenta.

Website: www.kohpeepee.com.br

 

LE BATEAU IVRE– Mont Serrat, Porto Alegre

Cozinha: Francesa

Chefe: Gérard Durand

Desigual: Sofisticada cozinha francesa com raízes na Provence e alguns toques orientais fazem o diferencial. O chef adotou o estilo “cozinha aberta”, onde todos os clientes podem vê-lo cozinhando e apreciar a arte da gastronomia.

Premiações: Obteve destaque nos últimos três anos como o Melhor Restaurante Francês de Porto Alegre; premiado como Melhor Chef e Melhor Restaurante Francês pela Revista Gula e se destaca entre os 10 melhores Chefs do Brasil pelo Guia 4 Rodas.

Experimente: Dentre todas as delícias, as Ostras gratinadas ao champagne e o Carpacio de Foie Gras com azeite de oliva Truffada.

PS: Leve para casa toda a sofisticação da culinária francesa. Grande variedade de patês, molhos, frutos do mar e sobremesas que você pode encomendar e comer em casa.

Website: www.restaurantelebateauivre.com.br

 

LOCANDA DELLA MIMOSA - Vale Florido – Fazenda Inglesa, Rio de Janeiro

Cozinha: italiana

Chefe:Danio Braga (1992-2000) Alcimar Peixoto (desde 2000).

Desigual: Em um refúgio no meio da serra, os clientes são recebidos pessoalmente pelo chef. A água mineral sem gás é de fonte própria e servida como cortesia.

Premiações: Laureado com a cotação máxima (três estrelas) no Guia 4 Rodas;  Relacionado como um dos 10 melhores restaurantes do Brasil especializados em comida italiana pela Edição Especial de Gastronomia daRevista Viagem; único  da América do Sul que pertence a “Les Grandes Tables Du Monde” – associação que reúne as melhores mesas do mundo.

Experimente: O cardápio é alterado semanalmente, mas vale experimentar o Ravióli recheado de mousse de batata com cebola frita que é servido o ano inteiro.

PS:  Visite a adega com mais de 580 rótulos e a horta – duas atrações à parte.

Website:www.locanda.com.br

 

D.O.M– Jardins, São Paulo

Cozinha: Brasileira

Chefe: Alex Atala

Desigual: Privilegia ingredientes genuinamente brasileiros trabalhando em parceria com grandes produtores como, Chicão Ruzene - que desenvolve um trabalho com arrozes especiais, e com uma multinacional de aromas e sabores que produz ervas, brotos e flores comestíveis.

Premiações: Considerado o 7º entre os 50 melhores restaurantes do mundo; eleito pelo 3° ano consecutivo o Melhor Restaurante da América do Sul; Prêmio da Revista inglesa “Restaurant”, como um dos melhores lugares para se comer nos cinco continentes, pelo 6° ano consecutivo.

Experimente: Menu Degustação: dividido em 4 ou 8 pratos é a melhor forma de entrar em contato com a experiência gastronômica proposta pelo chef.

PS: Impecável carta de vinhos com cerca de 230 rótulos, incluindo algumas raridades. O número restrito de clientes atendidos diariamente reafirma o compromisso com a exclusividade.

Website:www.domrestaurante.com.br

 

ROBERTA SUDBRACK– Jardim Botânico, Rio de Janeiro

Cozinha: Contemporânea

Chefe: Roberta Sudbrack

Desigual: De formação autodidata, foi a primeira chef  a comandar a cozinha do Presidente da República do Brasil. A casa possui três ambientes com realidades distintas. O segundo andar transmite um estilo ímpar na chamada Mesa Única – uma mesa para 18 pessoas degustarem o prazer da gastronomia de alta qualidade.

Premiações: Além de premiada inúmeras vezes como Melhor Chefe do Brasil e Chef do Ano, a casa é considerada o Melhor Restaurante de Cozinha Contemporânea. Foi nomeado entre os Melhores Restaurantes do Mundo pela Revista Food and Wine e seu nome se destaca entre os 100 chefs mais importantes do mundo.

Experimente: Apesar de não possuir cardápio fixo, tente experimentar o Atum Confit em Panzanella e, sem dúvida, a Gema Caipira.

PS: Além da carta de vinhos que prestigia os rótulos especiais de pequenos vinicultores do terroir, para os apreciadores de uma boa cerveja, há uma variada seleção de fabricação especial com  uma infinita variedade de aromas e sabores.

Website: www.robertasudbrack.com.br

 

VECCHIO SOGNO– Santo Agostinho, Belo Horizonte

Cozinha: italiana

Chefe: Ivo Faria

Desigual: Destaque na capital mineira como referência gastronômica, é considerada a casa com a melhor carta de vinhos de Belo Horizonte com premiados rótulos da Franca, Espanha, Nova Zelândia, Argentina, Chile, entre outros países.

Premiações: Recebeu o “Award of Excellence” pela Revista Wine Spectator em 2008 e no ano passado, foi mais uma vez escolhido como o melhor restaurante italiano da cidade e o melhor Chef do ano.

Experimente: As degustações temáticas orientadas pelos sommeliers, merecem o acompanhamento de pratos originais como a polenta com ragú de ossobuco e o creme de brulé com figo e queijo camembert de sobremesa.

PS: A casa oferece cardápios personalizados para festas, eventos e ocasiões especiais através do Buffet Ivo Faria que leva a inspiração e criatividade do chefe direto ao seu evento.

Website: www.vecchiosogno.com.br

 

MANGAI– SCE Sul, Brasília / Lagoa Nova, Natal / Manaíra, João Pessoa

Cozinha: Brasileira

Chefe: Leneide Maia Tavares, Dona Parea

Desigual: Referência em qualidade da gastronomia nordestina, cada unidade de restaurante possui Padaria e Confeitaria próprias onde são produzidos diariamente uma variedade de mais de 60 produtos.

Premiações: Eleito pela RevistaVeja Brasília como o melhor restaurante brasileiro e a filial de Natal foi eleita pela quarta vez o Melhor Restaurante da Capital, na categoria Brasileiro.

Experimente: Um extenso buffet com pratos quentes faz com que o cliente escolha entre as mais de 70 receitas, que tem sugestões como carne de sol com nata, baião de dois, , suvaco de cobra, gororoba de charque ou lasanha de macaxeira.

PS: Antes ou ao fim da refeição, vale à pena tomar uma dose da cachaça paraibana Volúpia, a única bebida alcoólica disponível no restaurante, oferecida como cortesia. Dica: enquanto as crianças brincam no parquinho, os pais podem tirar uma soneca numa das redes esticadas no estacionamento.

Website: www.mangai.com.br